20.9.08

Mamãe Polenta

Creio que devo parar de escrever que esta ou aquela brincadeira está dentre as minhas preferidas, senão vou ter que dizer isso em quase todas que eu escrever aqui!
Mamãe Polenta é incrível, um jogo de encenação (mamãe e filhinhos) que termina num delicioso pegador (ou pega-pega, para alguns).
Eu e meus amigos adorávamos brincar e geralmente acontecia quando estava frio, chovendo ou os meninos tinham ido jogar futebol e não queriam saber das meninas.

Mamãe Polenta é assim:

Uma criança vai ser a Mamãe Polenta e o resto da criançada vai ser filho.
Mamãe está na cozinha preparando uma polenta, e os filhos, atraídos pelo cheirinho gostoso, perguntam:

filhos - Mamãe, que cheiro bom é esse?
mãe - Polenta, meus filhos.
filhos - Dá um pouquinho?
mãe - Não, agora eu vou à missa. Só depois, quando o papai chegar.

E a mãe tranca a polenta no forno e vai para a missa levando a chave.
Enquanto a mãe reza, suas mãos estão para trás entreabertas, segurando a chave.
Os filhos seguem a mãe e um deles rouba a chave sem a mãe perceber. Saem de fininho e, de volta à casa, abrem o forno e comem toda a polenta.
Quando a mãe volta da missa, todos os filhos ficam se contorcendo e choramingando, dizendo assim: "Ai, que dor de barriga! Ai que dor de barriga!”.
E acontece o seguinte diálogo:

mãe - Cadê a Polenta que estava aqui?
filhos - O gato comeu...
mãe - Cadê o gato?
filhos - Está em cima do telhado...
mãe - E como eu faço pra subir?
filhos - Pega uma escada...
mãe - E se eu cair?
filhos - Bem feito!

E a mãe sai correndo atrás deles por causa da malcriação!
Quem for pego será a próxima Mamãe Polenta.


No contexto da brincadeira, acontece traquinagem e desobediência à mãe e achávamos isso uma delícia! E mesmo com a moral imperando em alguns momentos, com os filhos da Mamãe ficando com dor de barriga depois de comer a polenta toda sem permissão, a brincadeira acaba com eles fazendo malcriação para a mãe de novo... Eu adorava!

Quem aí brincava de Mamãe Polenta também?


(E se você sabe alguma variação dessa brincadeira, escreva pra mim contando.)

20 comentários:

°o.O..BlackWingedFairy..O.o° disse...

Ai meu Deus! Q lindo!
Axei q fosse invenção minha! :)
Q bom encontrar aki a descrição do jogo.
Estava comentando com um amigo sobre jogos da infância, mtos dos quais mta gente nem conhece.. Me lembrei de mamãe polenta, mas naum conseguia me lembrar de toda a história, e o meu amigo, claro, não conhecia, oq eh triste. Então decidir procurar no Google, e axei o seu site.
Obrigada! :)
Enquanto li a descrição me lembrei da brincadeira com cenas da infância. Uma delícia. :)

Soledad εïз

Unknown disse...

Meu Deus! Obrigada, até chorei de emoção, não lembrava de toda a brincadeira, só o nome e o pega-pega depois! Adorei relembrar! - Angela - :D

juliana c disse...

Que bom poder ajudá-las na lembrança da brincadeira! Mamãe Polenta era o máximo, não? Fico feliz que tenham gostado, se emocionado e escrito para mim. E querendo contribuir com alguma recordação de infância para o blog, é só me escrever em colecaodebrincadeiras@gmail.com que eu posto aqui!

naandors disse...

nunca brinquei disso :(

Jaq Polenta disse...

ahhhhhhhh... nessa noite passada comentei com meu marido sobre essa brincadeira (que eu adorava), mas ñ me lembrava de todos os detalhes. ainda falei: "vou procurar no Google" mas sem muita esperança... e ñ é q vc me ajudou a relembrar velhos e ótimos momentos q vivi?! pena que um dia crescemos e vem a responsabilidade, os compromissos, as rugas rsrsrs obrigada!!!!!

Deborah disse...

Não acredito! Estou fazendo um levantamento de brincadeiras antigas para o curso de Pedagogia - UFSCar e lembrei da Mamãe Polenta, que eu brincava quando estava no 2º ano, há mais de 30 anos.

Muuuito bom!!! Obrigada.
Deborah
http://www.mundodedeborah.blogspot.com

Juliana disse...

Oi Deborah, bom poder ajudar...
Boa sorte com o levantamento das brincadeiras e, se precisar de uma força, é só me escrever que será um prazer ajudar.

Juliana

Anônimo disse...

Juro que foi um mix de emoção aqui quando eu li esse post da mamãe polenta. Eu nem lembrava mais disso e ao ler, me lembrei de tudo, estou super emocionada... Parabéns a quem escreveu. Foi muito forte para mim! Adorei!
Cristiana

layse telles dos passos disse...

Muitooo obrigado por quem escreveu isso pq, meu professor de educação fisica é um saco para as coisas sabe...Então muitto obrigadooo

Ana Cristina disse...

Ameeeeeei !
Pensando nas minhas brincadeiras quando criança, lembrei de muitas e vagamente lembrava de uma com cozinha. Quando li "Mamãe polenta" gritei :" É essa !" Que delícia !" Obrigada por me fazer lembrar da melhor parte da minha vida !!!

Anônimo disse...

eu também brincava...que engraçado como essas brincadeiras eram as mesmas em diversos cantos, iguais! ATé o texto era o mesmo!

Cris disse...

Que legal!
Como é que a gente se esquece de que já foi criança?
E como pode ser tão viva a lembrança trazida por um relato!
Agora que consegui relembrar a sensação tão boa de brincar de mamãe polenta, irei multiplicá-la por 30! Não apenas para que a tradição não se perca, mas acima de tudo, para que novas crianças possam mergulhar num mundo de fantasia e um dia, quem sabe, sentirem a doce sensação da recordação!
Valeu!
Cris

Elisabeth Lorena Alves disse...

Juliana
Tomara que continue postando estas brincadeiras.

Aqui em São Paulo esta se chama (va - ninguém brinca mais disto!)Cadê o bolo. O texto é o mesmo, mas a história roda por causa do Bolo.
Eu ficava doente de raiva porque nunca conseguia ser a mãe!
Elisabeth Lorena Alves

Mariana disse...

Meu Deuuuuus.. havia um bom tempo que tentava lembrar dessa brincadeira... Eu perguntava p/os meus amigos e ninguem conhecia.. aí eu ja tava achando que era coisa da minha cabeça, que eu que tinha sonhado sei lá... Caracs, Obrigada por postar isso.. fiqueui feliz de relembrar e de saber que eu nao estava doida uhuhuhuh...

Gabri & Jaque disse...

Nossa eu e meu primo tava tentando lembra que nem uns loco kkkkkkkkkkkkkkkk

Lávia Lacerda disse...

Adorei! Minha irmã se lembrava direitinho e meus filhos queriam brincar e eu não lembrava os detalhes! Obrigada!

Lávia Lacerda disse...

Adorei! Minha irmã se lembrava direitinho e meus filhos queriam brincar e eu não lembrava os detalhes! Obrigada!

Papais do Gui disse...

Nossa adorei relembrar essas brincadeiras, era tão bom!!!

Unknown disse...

Ai meu deus lembrar minha infancia que diiimmmaisss , brincava todo dia e nao cansava era muito divertido q saudade ...

Unknown disse...

Meu Deus eu encontrei como era a brincadeira! Eu do lembrava do final.